Provocação, Inspiração e Transformação

Duração 8h (1 dia)

Formato

Presencial

Organizações Ágeis

Objetivo

Atualmente, existem muitas metodologias de gestão ágil bem desenvolvidas como Agile, Scrum e XP, e as empresas estão implementando com o objetivo de criar valor de negócio sustentável no longo prazo. No entanto, é fundamental entender que, o caminho para a verdadeira agilidade corporativa, além da implementação de metodologias, inclui a mudança na forma de pensar sobre liderança, desenvolvimento de equipes e relações humanas, assim como sobre a forma como “vemos” nossas organizações. É necessário desenvolver novas visões de mundo, a partir do pensamento sistêmico.

Temos visto que, na ausência dessa mudança de mindset, muitas equipes que implementam metodologias ágeis acabam sendo a causa de seus próprios problemas, ao não trabalharem de forma sistêmica e, assim, não conseguirem escalar na organização. Também, devido à falta de uma visão sistêmica, as equipes ágeis geralmente não conseguem se conectar com outros grupos na empresa, como o PMO (área que promove o gerenciamento de projetos e programas), a área de Recursos Humanos, de Estratégia e, inclusive, a própria liderança. É comum vermos equipes diretamente associadas a programas de gestão ágil entusiasmadas com as experiências que trazem melhorias na prática, porém, não conseguindo criar um ecossistema que inclua os demais stakeholders.

Este curso tem por objetivo trabalhar as bases para uma implementação sustentável e duradoura de gestão corporativa ágil, a partir da
mudança no modelo mental, habilitando os participantes a implementarem processos e procedimentos de gestão ágil que incluam
demais times e equipes dentro da organização.

  • Introdução aos conceitos-chave de agilidade corporativa
  • Visão sistêmica para entender as bases da gestão ágil
  • Metodologias de gestão ágil
  • Princípios de liderança de organizações ágeis
  • Gerenciamento de equipes e aprendizado contínuo
  • Gestão Ágil de Recursos Humanos, para além da área de RH
  • O profissional ágil - comportamentos-chave