Publicado em 10/01/2017

Por que a holocracia não está funcionando na Zappos?

Tony Hsieh, CEO da Zappos, adotou a holocracia ao perceber que a burocracia decorrente do crescimento da empresa estava minando o espírito inovador de seus 1.500 funcionários. Ele dispensou a hierarquia tradicional e reestruturou sua companhia, eliminando a arquitetura piramidal e apostando na de círculos semi-dependentes. 

A "tecnologia social" criada pelo engenheiro de softwares Brian Robertson, promete direcionar os seres humanos para funcionarem como um sistema operacional de computadores. A maior barreira para essa hipereficiência é a complexidade da emoção humana. A holocracia, por sua vez, tenta eliminar ou compartimentar as maneiras através das quais nossa humanidade interfere na produtividade.

Quatro anos após o início da experiência, os funcionários da Zappos ainda estão preocupados com a holocracia (Robertson afirma que o sistema precisa de cinco anos para funcionar plenamente). Leia no texto a seguir, escrito por Aimee Groth e publicado na Quartz Mediahttps://qz.com/849980/zappos-is-struggling-with-holacracy-because-humans-arent-designed-to-operate-like-software/

 

*Photo credit: Randy Stewart via Foter.com / CC BY-SA