Publicado em 22/12/2015

Tony Hsieh: Um trailer, uma alpaca e 820 milhões de dólares

De um a dez, o quão esquisito você é? Esta é uma das primeiras perguntas que o CEO da Zappos, Tony Hsieh, faz aos candidatos em entrevistas de emprego. Se sua resposta for um, você é quadradão demais pros critérios da Zappos e já estará fora do e-commerce de roupas e sapatos que tira o sono dos concorrentes mundo afora. Mas, se você responder dez, o provável é que Hsieh te considere um tanto psicótico e chame o próximo candidato.

Ser um pouco esquisito não é a única característica que deixou o norte americano famoso. Ele também é conhecido por seus métodos pouco convencionais de testar a fidelidade dos novos funcionários – oferecer um bônus de mil dólares para que desistam do emprego após as primeiras semanas de treinamento, por exemplo.

Em 2014, ao perceber que a burocracia decorrente do crescimento estava minando o espírito inovador de seus 1.500 funcionários, ele dispensou a hierarquia e reestruturou os cargos dentro da empresa, eliminando a arquitetura piramidal e apostando na de círculos semi-dependentes. Trata-se da holocracia, termo cunhado pelo empreendedor Brian Robertson e definido pelo mesmo como uma “tecnologia social”.

Neste sistema, a ideia é criar um ambiente de trabalho dinâmico, onde todos têm voz e em que a burocracia não trava a inovação. Isso não significa que o escritório funcione em total anarquia. No sistema, cada funcionário tem um papel – alguns orientam, outros trabalham na parte administrativa, e há aqueles que se encarregam das operações comerciais. Em comum, a ausência de autoridade no que diz respeito a monitorar o trabalho alheio.

Filho de imigrantes chineses, o empreendedor de 41 anos está há 16 a frente da Zappos. Em 2009, ele vendeu a empresa para a Amazon por 1.2 bilhões de dólares, e agora trabalha por um salário de 36 mil e vive em um trailer, que divide com uma alpaca de estimação chamada Marley. Antes da Zappos, ele também vendeu sua primeira empresa, a LinkExchange, por 265 milhões de dólares.

Por todas suas excentricidades e seus métodos inovadores, Hsieh acabou se tornando uma espécie de celebridade no mundo dos negócios. É que apesar da educação muitíssimo tradicional pela qual Harvard ficou conhecida, o ex-aluno optou pela cultura da felicidade – ele acredita que uma cultura feliz de trabalho acarreta em funcionários mais satisfeitos e, consequentemente, em uma empresa melhor.

Tony tem liberdade total de liderar a Zappos como achar melhor – esta autonomia faz parte do acordo de venda da empresa. E por isso, investiu 350 milhões de dólares do próprio bolso para realocar o escritório da empresa de Henderson, Nevada, para o centro de Las Vegas. Então se no futuro, quando você pensar em Las Vegas, conseguir deixar de lado a imagem de cassinos e despedidas de solteiro e pensar automaticamente em holocracia, inovação e empreendedorismo, isso terá acontecido graças a Hsieh.