Publicado em 10/12/2018

Como competir numa economia digital

Nenhum segmento está se deteriorando mais rapidamente que o varejo. Um relatório recente da consultoria BCG apontou um declínio geral nas vendas entre empresas de bens de consumo embalados (consumer packaged goods) nos Estados Unidos em 2017, com empresas de médio e grande porte perdendo participação de mercado e as pequenas empresas aumentando as delas. A consultoria Catalina também revelou que 90 das 100 marcas mais importantes perderam participação no mercado. Em termos de dólares, os pequenos players - definidos como aqueles com faturamento inferior a US$ 1 bilhão - captaram aproximadamente US$ 15 bilhões em vendas de seus pares maiores entre 2012 e 2017. Os consumidores realizam muito mais compras on-line que "presenciais". Um pequeno, porém moderno, clube de barbear, o Harry's, atrai mais seguidores do Instagram e assinaturas de produtos através de seu site do que um corredor com gôndolas totalmente abastecidas de produtos da Gillette em um supermercado. Leia mais: https://hbr.org/2018/12/what-big-consumer-brands-can-do-to-compete-in-a-digital-economy