O futuro que acontece

A construção do futuro é uma busca constante por inovação e transformação. Encaramos incertezas que vêm de profundas mudanças no ambiente empresarial e de desafios complexos da sociedade, exigindo reflexões significativas dos nossos modelos de negócio.

Toda essa movimentação rompe a inércia quanto ao modo de agir. Estamos gerando engajamento de nossos times, olhando para o futuro com coragem. E fazemos isso com uma visão de longo prazo e um compromisso ético, pois implica uma negociação com gerações que ainda não nasceram e com as quais a empresa irá se relacionar. Para uma empresa centenária como a Votorantim, que está pensando nos próximos 100 anos, isso é ainda mais importante.

Nosso Caminho

Em todas as empresas do nosso portfólio buscamos caminhos inovadores, seja na prototipagem de novas tecnologias, no diálogo com a sociedade ou no entendimento profundo dos nossos clientes.

Podemos tratar desses temas com ousadia, porque temos conhecimento profundo do nosso negócio e estamos baseados em nossos Valores. Grandes rupturas advêm de um entendimento mais profundo das necessidades dos clientes e dos novos padrões de consumo e de comportamento.

O nosso papel como holding investidora é incentivar a cultura de inovação nas empresas em que investimos e também desenvolver os próprios projetos. Por isso temos frentes importantes voltadas ao novo, tanto na holding quanto nas empresas investidas. Conheça algumas delas.

Vototalks

Com o objetivo de apoiar a construção de uma cultura de inovação e de alta performance, a iniciativa Vototalks surgiu em 2015 a partir de uma ideia de um grupo de jovens funcionários da holding, que tinha o objetivo de promover diálogos com convidados externos sobre inovação e sustentabilidade. Tornou-se uma iniciativa institucional, disseminada nas empresas investidas, com quatro edições ao ano, aberto ao público externo e transmitido ao vivo.

100 Open Startups

Nós, na Votorantim, e algumas das nossas investidas somos copatrocinadores desse movimento, principal plataforma internacional de conexão entre grandes empresas e startups de inovação aberta (100 Open Startups) que identifica sinergias e incentiva um ambiente para o desenvolvimento de projetos em conjunto. Como funciona? Nós, assim como a Nexa, a Votorantim Cimentos, a Citrosuco e a Votorantim Energia, lançamos desafios para as startups apresentarem soluções. Todas as propostas são avaliadas pelos nossos funcionários, que se candidatam voluntariamente, e a solução mais adequada é escolhida.

Smart Trading

Lançado pela Votorantim Energia, uma das investidas do nosso portfólio, o projeto é voltado para startups da área de tecnologia, com o objetivo de aproximar a empresa do ecossistema de startups. A meta é formar uma rede para a discussão de ideias, projetos e possibilidades para futuras parcerias nas áreas de comercialização de energia, energia solar e usinas do futuro. As startups mais bem avaliadas poderão prestar serviços ou fornecer soluções inovadoras para a Votorantim Energia.

Votorantim 18.18

Programa de transformação que visa à construção dos próximos 100 anos da companhia. Lançado em 2016, é adotado por todas as empresas do portfólio e busca ampliar a conexão das pessoas com tendências que irão impactar os negócios no futuro, desafiando os times a buscarem a inovação. O nome “18.18” faz referência ao ano do nosso centenário (2018), simbolizando a passagem entre os nossos primeiros 100 anos e os próximos 100.

Mining Labs

Esse é um programa da Nexa, uma das nossas empresas investidas, que tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e da aceleradora de startups Techmall. O objetivo é buscar e identificar projetos e ideias que contribuam com soluções inovadoras para o setor de mineração. As propostas selecionadas passam a ser desenvolvidas em parceria pela Nexa e pelas startups.

Notícias Relacionadas

Ver todas

A Votorantim lucra R$ 519 milhões no terceiro trimestre de 2017

Aumento nos preços dos metais e de energia contribuiu para o melhor resultado alcançado na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior

Inovação é tema principal do Vototalks

Na manhã da última sexta-feira, 27 de outubro, a Votorantim Energia realizou o Vototalks, uma iniciativa idealizada pela Votorantim S.A. para trazer conhecimento de fora para dentro e debater sobre temas relevantes para a organização, com a presença de palestrantes externos