Site Votorantim, Clique Aqui para ver o contéudo

Idiomas English VersionVersión en Español
.
Envie para um amigo     Imprimir     Diminuir fonte Aumentar fonte

Notícias

16/10/2006

VCP chega a Três Lagoas e anuncia projeto de fábrica de celulose

A Votorantim Celulose e Papel – VCP, empresa do Grupo Votorantim, que anunciou, no mês passado, uma troca de ativos com a International Paper – IP, chega à cidade de Três Lagoas (MS) para implantar uma nova fábrica de celulose. Com isso, a Empresa abre mais uma base de crescimento com pleno acesso à matéria-prima para produção de celulose de mercado, em uma região de elevada vantagem competitiva.

Ainda em processo de licenciamento, a nova fábrica tem início de operação programado para janeiro de 2009. Até lá, cerca de 10 mil profissionais serão contratados temporariamente para a gestão, apoio e execução das obras e outros 1.300 funcionários serão capacitados, a partir de 2007 para ocuparem cargos técnicos na unidade fabril.

Com relação à área florestal, os 400 funcionários que já trabalham no plantio, manejo e colheita de eucaliptos serão mantidos e, possivelmente, outros serão contratados.

Estes empreendimentos poderão gerar de 20 a 30 mil empregos indiretos na economia regional.

A produção da nova fábrica de celulose de Três Lagoas, estimada em 1.100.000 t/ano, será destinada principalmente ao mercado externo, e se somará à produção da unidade industrial em Jacareí (SP) e aos investimentos da empresa no Rio Grande do Sul. Com esta operação, a VCP se posiciona estrategicamente para fazer uso da tecnologia florestal Votorantim e das vantagens competitivas da silvicultura brasileira e se posiciona como um dos líderes mundiais de celulose de eucalipto, garantindo a expansão orgânica futura desta capacidade. O objetivo é gerir o portfólio de investimentos da VCP de forma mais rentável, e direcionar recursos para ativos com maior possibilidade de criação de valor.

A Empresa continuará atuando no setor de papel com todas as suas marcas, entre elas, Copimax e Printmax. Além de reforçar sua posição estratégica em celulose de mercado, a VCP reafirma seu compromisso e sua posição como líder nos papéis autocopiativos, térmicos e revestidos de alto valor agregado.

A Empresa

A Votorantim Celulose e Papel – VCP está entre as maiores empresas do setor na América Latina e líder nacional em papéis couché, autocopiativos, térmicos e outros papéis especiais. Sua operação integrada inclui desde a produção de madeira em suas florestas até a distribuição de produtos ao consumidor final. Para atender o mercado externo, a VCP possui um terminal privativo no Porto de Santos (SP) ligado por ferrovia à sua fábrica em Jacareí (SP). A celulose da VCP é 100% feita a partir de florestas plantadas de eucalipto, gerando um diferencial competitivo que permite ótimos resultados comerciais com países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina. Com ações negociadas na Bolsa de Valores, a VCP busca crescer cada vez mais. Hoje, possui importante participação na Aracruz Celulose e Ripasa.

A empresa possui unidades industriais em São Paulo e área florestal com cerca de 340 mil hectares, sendo 150 mil hectares no Estado de São Paulo, 100 mil hectares no Mato Grosso do Sul e 90 mil hectares no Rio Grande do Sul. Cerca de 40% dessa área é preservada com matas nativas de forma permanente. A VCP comercializa seus produtos nos mercados interno e externo, exportando para mais de 50 países, nos cinco continentes.

Gestão Ambiental

A abordagem da VCP quanto à melhoria de gestão ambiental pode ser dividida em três partes: uso das melhores tecnologias disponíveis no mundo; otimização do processo produtivo pela reutilização e reciclagem de recursos, e melhores práticas de gestão. Com parceria com universidades, a VCP desenvolve reciclagem de efluentes e recuperação de perdas acidentais; monitoramento de emissões hídricas; biomonitoramento do corpo receptor, monitoramente de emissões atmosféricas; uso alternativo de resíduos industriais; reciclagem de resíduos florestais e industriais como nutrientes; e a implantação da ISO 14000.

Responsabilidade Social

A VCP entende que desenvolvimento e bem-estar social são responsabilidades de todos: governos, empresas e da própria sociedade. Por isso, a empresa executa importantes projetos sociais nas comunidades onde está presente, em articulação e parceria com o poder público e com a sociedade civil. Entre as diretrizes de ação social, a Empresa destaca: o fortalecimento e a diversificação da economia local; o apoio à rede de proteção social; a capacitação e a articulação de lideranças locais; o apoio ao jovem; a comunicação institucional. Entre os programas desenvolvidos e apoiados pela VCP, o destaque é para o NEA – Núcleo de Educação Ambiental que tem o objetivo de colaborar com a qualidade de ensino nas comunidades onde a VCP atua e difundir o conceito de preservação ambiental.

Solidez Financeira

A agência Standard & Poor's concedeu para a VCP a nota de crédito "BBB-", com perspectiva estável, para o risco de crédito corporativo em moeda nacional e estrangeira. A classificação confirma o acerto da estratégia da Votorantim Celulose e Papel de diversificar seus produtos e mercados, mantendo custos competitivos e o compromisso com a sustentabilidade do negócio. Na prática, permite captação de recursos a custos muito mais reduzidos no mercado internacional.

Site: www.vcp.com.br