Site Votorantim, Clique Aqui para ver o contéudo

Idiomas English VersionVersión en Español
.
Envie para um amigo     Imprimir     Diminuir fonte Aumentar fonte

Notícias

26/04/2011

VC inaugura 2 fábricas em Santa Catarina

A Votorantim Cimentos anuncia o início da operação de duas novas unidades nas cidades de Vidal Ramos e Imbituba, em Santa Catarina. As novas fábricas estão previstas para entrar em operação até o final do mês de maio e fazem parte do plano de expansão da empresa que consolida um investimento de R$ 5 bilhões entre 2007 e 2013.

As novas unidades possuem a mais avançada tecnologia em gestão ambiental e processo de produção, tendo recebido investimento total de 440 milhões de reais. Terão capacidade para produzir 1,9 milhão de toneladas de cimento ao ano. Atualmente a empresa conta com uma unidade no estado, no município de Itajaí, que produz 500 mil toneladas de cimento por ano.

Desta forma, a Votorantim Cimentos quadriplica sua capacidade produtiva em Santa Catarina, atingindo 2,4 milhões de toneladas por ano. Esse aporte vai contribuir substancialmente para o abastecimento dos demais mercados da região Sul, sustentando o forte crescimento vivido pelo estado. O mercado de Santa Catarina registrou em 2010 um crescimento de 11% no consumo de cimento em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic).

“Essas plantas reforçam o nosso compromisso em abastecer o mercado de construção civil da região Sul e ampliam a configuração industrial e logística da Votorantim Cimentos para melhorar o nível de serviços aos nossos clientes”, afirma Fred Fernandes, Diretor Comercial do Negócio Cimento.

A parceria com o Governo Estadual de Santa Catarina e as Prefeituras Municipais de Imbituba e Vidal Ramos foi fundamental para viabilização da infraestrutura dos projetos. A operação das novas fábricas deve gerar cerca de 800 empregos diretos e indiretos nas duas cidades.

Durante o processo de implantação, a empresa ofereceu cursos de capacitação profissional para moradores de Vidal Ramos e Imbituba. Um dos programas implementados foi o “Futuro em Nossas Mãos”, que qualifica profissionais para o mercado de trabalho da construção civil. O programa existe desde 2003 e já formou mais de 8 mil pessoas em todas as regiões do País. Outro programa desenvolvido foi o “Evoluir”, que capacita trabalhadores para atuar na operação de fábricas.

Uma iniciativa de destaque da empresa na região foi a criação do “Conselho Comunitário” nas duas cidades. Formado por representantes do comércio local, associação de moradores, poder público, organizações sem fins lucrativos e funcionários da Votorantim Cimentos, o principal objetivo do Conselho é criar um canal de comunicação, engajamento e relacionamento permanente entre a fábrica e a comunidade, e com isso implantar projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do município.

A inauguração das fábricas faz parte do plano de expansão da empresa para atender a crescente demanda, descentralização e interiorização do consumo de cimento no País. Ao final de 2013 a empresa terá aumentado sua atual capacidade de produção para 42 milhões de toneladas por ano e terá consolidado um investimento de 5 bilhões de reais em 22 projetos, incluindo modernização de ativos e novas plantas, consolidando um total de 35 fábricas de cimento no país, com destacada atuação em todas as regiões.