Site Votorantim, Clique Aqui para ver o contéudo

Idiomas English VersionVersión en Español
.
Envie para um amigo     Imprimir     Diminuir fonte Aumentar fonte

NOTÍCIAS

24/05/2017

Ventos do Piauí tem seu primeiro aerogerador

A Votorantim deu um passo importante em direção à diversificação de sua matriz energética e à geração de mais uma fonte de energia renovável, com tecnologia de ponta e inovadora. No início do mês de maio, foi montado o primeiro aerogerador da Votorantim no Piauí.

Este marco faz parte da entrada da companhia na geração de energia eólica, com investimento previsto de R$ 1,13 bilhão na construção de sete parques eólicos no Nordeste do Brasil. Ao todo, o complexo eólico da companhia será formado por 98 aerogeradores. As instalações continuam diariamente, e a previsão é que o empreendimento esteja completo até o fim de 2017.

A energia eólica é aquela que possui uma fonte inesgotável com origem da natureza (o vento). A produção energética realizada por aerogeradores não emite gases poluentes, nem resíduos. De acordo com o Conselho Global de Energia Eólica, o Brasil está entre os vinte países com maior capacidade de geração do mundo e o maior polo dessa matriz energética é o Nordeste, que corresponde a 75% da capacidade de produção nacional.

O projeto apresenta diferenciais competitivos pela sua localização geográfica favorável e proximidade do sistema de transmissão. A energia criada será direcionada para o SIN (Sistema Interligado Nacional), que congrega o sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil. A concessão de energia regulada tem contrato de 20 anos e garante solidez financeira ao negócio.

Em seus quase 100 anos de história, a Votorantim tem contribuído na busca pela diversificação na geração de energia, principalmente voltada para indústrias, com um parque gerador com capacidade instalada de 2.604 MW, sendo 32 usinas hidrelétricas e 5 usinas de cogeração. Uma história que, além de garantir avanço tecnológico para o Brasil, foi marcada pelo pioneirismo ambiental que fez com que hoje tenhamos a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, o Legado das Águas.