Site Votorantim, Clique Aqui para ver o contéudo

Idiomas English VersionVersión en Español
.
Envie para um amigo     Imprimir     Diminuir fonte Aumentar fonte

Modelo de Gestão

A HEJOASSU, holding controladora da Votorantim, reúne os quatro ramos da família Ermírio de Moraes, os 4 filhos de José Ermírio de Moraes, com 25% de participação para cada grupo, a fim de que os valores, princípios e estratégias que permeiam a companhia há quase um século sejam mantidos e preservados.

Em 2015, a HEJOASSU estruturou seu Conselho de Administração com 12 membros da família, incluindo integrantes da quarta geração. A instância máxima de governança é o Conselho de Administração da Votorantim S.A., responsável por definir as diretrizes e o direcionamento estratégico da companhia.

O órgão é composto por 12 membros, com mandato de três anos e direito a reeleição. O presidente é Raul Calfat, que assumiu a função em 2014, e oito integrantes fazem parte da família Ermírio de Moraes.

Em 2015, três conselheiros independentes foram nomeados para o Conselho, como parte da evolução do novo modelo governança. Eles são Oscar Bernardes e José Luiz Majolo, que iniciaram as atividades em 2015, e Sergio Eraldo Pinto, que assumiu a função em janeiro de 2016.

A evolução do modelo de governança simplificou a estrutura de holdings da Votorantim, por meio da incorporação da Votorantim Participações (VPar) pela Votorantim Industrial (VID), que passou a ser denominada Votorantim S.A. a partir de 1º de janeiro de 2016.

Os Conselhos de Administração das empresas, por sua vez, têm a atribuição de validar o planejamento estratégico de cada negócio, aprovar projetos e investimentos relevantes e monitorar o desempenho. São compostos por membros do Conselho da Votorantim S.A., executivos da holding e conselheiros independentes (no caso da Fibria, Votorantim Cimentos e Votorantim Metais).

Na Citrosuco, a Votorantim divide o controle acionário com o Grupo Fischer, na razão de 50% de participação cada, e conta com a representação de dois acionistas no Conselho de Administração.

A Fibria, companhia de capital aberto integrante do Novo Mercado, da BM&FBovespa, conta com um modelo de governança consolidado e reconhecido. A Votorantim tem participação de 29,42% no capital da empresa.

No Banco Votorantim, a companhia divide o controle acionário com o Banco do Brasil desde 2009, quando o BB adquiriu 50% do capital social da instituição.