Citrosuco

A Citrosuco está entre os líderes mundiais na produção de suco de laranja. Alimento presente no dia a dia das pessoas, o suco integral é nutricionalmente semelhante à fruta, sendo uma alternativa conveniente para o consumo regular de frutas e vegetais.

Ao aproveitar a totalidade da laranja, a companhia produz ingredientes naturais, que apoiam a tendência mundial de substituição de matérias-primas não renováveis por renováveis, atendendo a diferentes setores econômicos, como cosméticos, saúde, limpeza, entre outros.

Na safra 2017/2018, a Citrosuco consolidou os reflexos de seu amadurecimento e obteve um dos melhores desempenhos operacionais de sua história. A produção de suco não concentrado (NFC, da sigla em inglês not from concentrate) alcançou recordes, com aumento de 51% no volume em relação ao ano anterior. A companhia registrou receita líquida de US$ 1,3 bilhão, e o Ebitda totalizou US$ 294 milhões, crescimento de 6% e 39%, respectivamente. A empresa aplicou US$ 148 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, no processo de transformação digital e no início de seu maior projeto de expansão de suco NFC, iniciando um novo ciclo de investimentos. Houve avanços importantes na pesquisa e no desenvolvimento de produtos, que resultarão no melhor aproveitamento da laranja; e na transformação digital de processos e operações, o que possibilitará o uso mais eficiente dos recursos e a adoção de tecnologias ligadas à quarta revolução industrial.

O investimento financeiro está alinhado ao processo interno de inovação, que contempla três pilares: Cultura de inovação, Oportunidades externas e Alinhamento estratégico. Por meio deles, foram conduzidas ações que fortaleceram a disseminação da cultura inovadora e intensificaram a inovação aberta por startups, instituições de pesquisa, universidades e clientes, assegurando o alinhamento estratégico das iniciativas com o negócio. Foi intensificada a capacitação dos empregados e fornecedores em temas relacionados, entre outros, a padrões internos de integridade, compliance e segurança, que somou cerca de 170 mil horas de treinamento, durante a safra 2017/2018. A empresa manteve o desenvolvimento de seus produtores de fruta, enfatizando aspectos de produtividade e produção sustentável, totalizando mais de 8 mil horas de treinamento para esse público nas últimas cinco safras.

Referência em laranja certificada na Rainforest Alliance, a Citrosuco estimula a adoção de práticas agrícolas sustentáveis entre seus produtores de fruta, sendo uma das pioneiras a ter 100% da produção própria de frutas auditada na SAI Platform, iniciativa global para o desenvolvimento da agricultura sustentável, da qual é membro. Essas ações em parceria com os produtores resultaram em mais de 100 fazendas auditadas em pelo menos um padrão de agricultura sustentável – Rainforest Alliance, SAI Platform ou Fairtrade.

Na busca de melhoria contínua e ecoeficiência de processos, foi consolidada na safra a produção de biomassa a partir das árvores de laranjeiras erradicadas, o que configura nova fonte de energia renovável para o negócio. Outros destaques são o protagonismo no uso de agentes biológicos no combate de pragas e doenças de citros e o pioneirismo que demonstrou a viabilidade de conversão da frota a diesel para frota flex (diesel e gás natural) no transporte de suco, que permitirá a redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e queda de até 12% do consumo de diesel.

O compromisso com a preservação ambiental, por sua vez, está expresso, entre outros, no Plano de Biodiversidade, que contempla ações como manutenção de áreas de Reserva Legal (RL) e Proteção Permanente (APP), controle de habitat protegido e restaurado, uso racional da terra e a adoção de boas práticas agrícolas. A companhia preserva, em suas propriedades, cerca de 17 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, em que é feita a coleta de sementes para manutenção de um viveiro de mudas nativas, usadas em ações de reflorestamento internas e externas.

Nesse contexto, a Citrosuco consolida sua atuação responsável e a busca de eficiência e preservação ambiental. Usar integralmente o potencial da fruta, oferecer produtos que atendam às necessidades atuais e futuras da sociedade e contribuir com o desenvolvimento socioambiental são buscas permanentes da companhia, que norteiam sua visão estratégica.