Ecossistema de inovação estabelecido

O conceito de inovação vai além do aspecto tecnológico: ele está no mindset e é estimulado nas empresas investidas. Com autonomia para adotarem diferentes soluções, cabe a Votorantim apoiá-las para que se mantenham competitivas, cresçam e evoluam os próprios modelos de negócios – objetivos para os quais a inovação e essencial.

Uma iniciativa promovida pela Votorantim para incentivar a inovação e o 18.18, programa de transformação que busca ampliar a conexão das pessoas com tendências que impactarão os negócios, desafiando-as a repensarem suas atividades, tendo em vista a construção dos próximos 100 anos da Votorantim. Clique aqui e saiba mais.

Além disso, o programa de inovação do Centro de Excelência (CoE) está conectado as empresas investidas e é estabelecido em três eixos de desenvolvimento:

  • Transformar pessoas e cultura.

  • Gerar valor aos clientes e à empresa.

  • Criar mais demandas e serviços.

O conceito de inovação

está no mindset
e é estimulado nas
empresas investidas.

Centro de Excelência (CoE)

No CoE foi criado um time de inovação, composto por 25 profissionais de diferentes áreas, dedicado a multiplicar o conhecimento, aproximar as áreas de negócio ao ecossistema de inovação e estimular o tema nas frentes de negócios.

Também foram promovidos treinamentos que envolveram aproximadamente 300 pessoas em São Paulo e Curitiba, no Brasil, e em Lima, no Peru. Além disso, em 2018 foi lançado o Programa de Inovação em Lima com a criação de um time multidisciplinar composto por dez pessoas, dos escritórios do Peru e do Brasil.

Em parceria com as empresas investidas, várias soluções vêm sendo conduzidas, em diversas ações (Veja a seguir) – algumas das quais já com ganhos importantes e escalonáveis. Essas iniciativas têm como objetivos compartilhar as práticas entre empresas e startups e fomentar o tema inovação entre os empregados da holding e das investidas.

Centro de Excelência (CoE) oferece serviços em:

  • Tecnologia da Informação

  • Finanças

  • Recursos Humanos

  • Contabilidade e Tributos

  • Imobiliário

  • Prevenção de Perdas

  • Analytics

Cocriação

Para atuar em um cenário cada vez mais digital, a Votorantim investe na aplicação de novas tecnologias, estimulando a reinvenção. Nesse sentido, o CoE vem atuando em conjunto com as empresas do portfólio para a criação de soluções que tragam diferenciações para os negócios.

Um exemplo é o trabalho com a Nexa, em que o uso de inteligência artificial e advanced analitycs busca desenvolver um assistente virtual capaz de reduzir o tempo investido em pesquisas de novas reservas minerais e ampliar a eficácia das decisões relacionadas à exploração mineral.

Prevenção de perdas

Sob o conceito de serviços digitais, o projeto de prevenção de perdas referencia-se na busca de soluções que deem suporte ao processo de compliance. A ferramenta monitora operações, processos e padrões das empresas em tempo real, em diferentes aspectos. Assim, pela combinação de dados, detecta a ocorrência de possíveis fraudes, erros operacionais ou ineficiências e repassa as áreas para as eventuais correções que se façam necessárias.

Relacionada à gestão de riscos, a ferramenta pode ser adaptada a diferentes necessidades ou negócios e já está em funcionamento, por exemplo, na Votorantim Cimentos e na Votorantim Energia.

Novos produtos utilizando geoprocessamento aplicado

Por meio de algoritmos desenvolvidos internamente, o CoE ampliou seu portfólio de serviços com o uso inteligente de imagens capturadas por drones ou outras fontes de alta resolução, para a geração de informações cartográficas. A metodologia confere mais agilidade, segurança e menor custo se comparada ao processo de topografia convencional. Permite apurar, por exemplo, volumes de estoques e extração de minas, atualizar a base de uso e ocupação do solo, além de promover de inspeção de imóveis, instalações e equipamentos.

Aceleração: Startup Avaliei

Com o objetivo de transformar o mercado de avaliação de imóveis, a Avaliei, startup em aceleração pelo CoE, oferecera ferramentas as empresas que necessitam de laudos de avaliação – documento formal que identifica o valor de mercado de um imóvel. Diante da pouca tecnologia, baixa confiabilidade, custos altos e prazos longos que prevalecem na forma tradicional de avaliação de imóveis, a plataforma de inteligência imobiliária do Avaliei aborda três pilares:

  • Precificação, com a inserção de parâmetros como aspectos físicos, tipologia e localização para demonstrar referenciais de preços.

  • Opinião de valor, em que o usuário pode solicitar uma avaliação mais aprofundada do imóvel a partir da escolha de parâmetros analíticos na plataforma.

  • Laudo de avaliação, que inclui compartilhamento, coleta de dados físicos do imóvel por meio de rede integrada de avaliadores e algoritmo para a apuração de valores.

Innovation Day

O evento, que teve sua primeira edição promovida em São Paulo e a segunda em Curitiba, possibilitou a vivência da inovação por meio de painéis com profissionais do mercado, workshops e interação com projetos e protótipos de startups.

Diversos profissionais de mercado e executivos de empresas do portfólio discutiram temas de grande relevância como transformação digital e inovação, venture capital, business redesign e mobilidade urbana.

Além disso, foram apresentados cases de soluções inovadoras, a exemplo do software utilizado no call center do Banco Votorantim para gravação de chamadas. Em 2018, a instituição começou a adotar de forma pioneira uma ferramenta de inteligência artificial para identificar o teor das ligações e direcioná-las para tratamento adequado pela Ouvidoria.

Já o Código Verde expôs uma iniciativa do Legado das Águas, de rastreabilidade da produção no viveiro. Assim, da Mata Atlântica até a comercialização, todas as plantas produzidas têm a garantia de qualidade e de origem. Clique aqui e saiba mais.