Investimentos Imobiliários

O negócio de Investimentos Imobiliários, criado para gerir e desenvolver os ativos imobiliários da Votorantim, avançou ao longo de 2018 com várias iniciativas de desenvolvimento na Vila Leopoldina, bairro da zona oeste da capital paulista, onde a Votorantim detém imóveis.

No período, houve o retrofit de um dos galpões históricos da companhia na Vila Leopoldina – que, no passado, abrigou a Metalúrgica Atlas –, transformado no mais novo espaço de eventos paulistano. Por meio de parceria com um grupo empresarial, o local, até então marcado pelo uso industrial e isolado do entorno por muros, passou a ser gerido comercialmente, com curadoria ativa.

Denominado ARCA, o espaço, de mais de 9.000 m2 foi inaugurado em outubro com um dos eventos mais importantes da capital, que integra seu calendário oficial: a São Paulo Fashion Week. A ARCA sediou ainda a celebração do Centenário da Votorantim, entre outros eventos. No mesmo terreno, a Votorantim restaurou um segundo galpão, cujas obras da primeira fase, que contempla 6.500 m², foram concluídas em março de 2019. O novo espaço é dedicado a escritórios, mantendo-se a curadoria para ocupações que contribuam para o desenvolvimento da região.
Paralelamente, a Votorantim e outros proponentes privados seguem avançando com a Prefeitura de São Paulo no Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Vila Leopoldina – Villa Lobos, que busca criar condições para uma transformação positiva de toda a região, por meio de um amplo programa de intervenções de interesse público. O PIU é um instrumento previsto no Plano Diretor do Município de São Paulo aprovado em 2014 e regulamentado em 2016. É indicado para promover ordenamento e reestruturação urbana em áreas subutilizadas e com potencial de transformação.