Mensagem da Administração 102-14

Da esquerda para a direita em pé: João Schmidt, João Miranda, Sergio Malacrida; sentados: Luiz Caruso e Luiz Marcelo Fins.

2018 foi um ano de incertezas político-econômicas no Brasil, e nós da Votorantim mais uma vez encaramos o desafio de fazer negócios e criar valor neste ambiente. Nesse contexto, conduzimos nossas atividades com prudência, mas avançamos de forma significativa em nosso processo de transformação do portfólio. Além disso, 2018 foi o ano de celebração do centenário da Votorantim – muito simbólico para nós. A história dos negócios no Brasil apresenta poucas empresas centenárias, e atingir tal marco é motivo de muito orgulho. Ele foi construído não só por nós, mas também por nossos clientes, fornecedores, empregados, investidores e diversos outros stakeholders com os quais nos relacionamos. Desde sempre assumimos o compromisso de trabalhar para a evolução dos nossos negócios e, mais recentemente, de ampliar o grau de autonomia das empresas investidas e apoiá-las em suas estratégias. Fomos bem-sucedidos nesses compromissos, e eles se refletem nos resultados do ano.

Percorremos o ano com coragem, demonstrada em todas as nossas ações empresariais. Foi com ela que enfrentamos a recessão no Brasil e saímos fortalecidos, com nossas empresas mais bem preparadas, com suas estruturas de capital ajustadas e lideranças motivadas para os desafios do futuro. Foi também com coragem que, apesar da crise, alocamos mais de R$ 10 bilhões nos últimos três anos, seja em investimentos realizados nas nossas empresas, seja em aquisições.

Em 2018 tivemos movimentos importantes na transformação do portfólio. Anunciamos a combinação dos negócios da Fibria com a Suzano e concluímos a incorporação da Votorantim Siderurgia pela ArcelorMittal Brasil. A Fibria e a Votorantim Siderurgia são empresas que estiveram em nosso portfólio por muitos anos e pelas quais temos grande admiração. Outro marco importante para a transformação do nosso portfólio foi a aquisição do controle acionário da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) pela joint venture entre a Votorantim Energia e o fundo Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), a qual atualmente gere 2,2 gigawatts de capacidade instalada, incluindo os parques eólicos localizados no nordeste do Brasil.

O ano de eleições gerais do Brasil, marcadas por uma renovação importante de eleitos e partidos, coincidiu com o de nosso centenário. A Votorantim sempre foi muito convicta de seu papel cidadão e por isso promoveu uma campanha publicitária em favor do voto consciente. Aproveitando o fato de que “Votorantim” tem no início do seu nome a palavra “voto”, criamos o mote “Eu voto” e o utilizamos em temas que são essenciais para o País, como a educação, a natureza e as pessoas. Além da campanha publicitária, desenvolvemos o “Guia do Voto”, um aplicativo com conteúdo voltado para o exercício da cidadania.

Essa convicção de participar da construção de um Brasil melhor também se revela nos diversos investimentos sociais que fazemos, com destaque para a expansão do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) para mais de 100 municípios. Essa iniciativa promove a melhoria da qualidade do ensino público, o que reflete positivamente nos indicadores, incluindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Iniciamos 2019 com a mesma coragem que sempre marcou nossa história. Temos hoje uma expectativa de recuperação econômica, especialmente para o Brasil. No âmbito global, há um sentimento de cautela: o ano iniciou com dúvidas acerca do comportamento dos juros nos Estados Unidos e a intensificação das disputas tarifárias com a China.

É nesse ambiente que continuaremos prudentes na alocação de capital e convictos em nossa conduta de fazer negócios do jeito certo, com comportamento ético e consistente que sempre permeia nossas decisões – estratégicas e operacionais. Continuaremos ativos na construção de um ambiente adequado para se fazer negócios e na contribuição para um futuro mais inclusivo e sustentável no Brasil.

João Miranda
Diretor-Presidente da Votorantim