Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO)

A área de DHO da Votorantim está estruturada nas frentes:

  • Atratividade, engajamento e comunicação.

  • Desenvolvimento.

  • Remuneração e benefícios.

O objetivo do DHO e propiciar um ambiente que permita que as pessoas se desenvolvam genuinamente.

No fim do período, as iniciativas eram direcionadas a 918 empregados da holding, do CoE, do Instituto Votorantim e da Reservas, dos quais 349 eram homens e 569 mulheres. Com o intuito de desenvolver práticas especificas para esses diferentes públicos e negócios, a área de DHO tem duas equipes dedicadas e independentes. Uma delas e dedicada para a gestão dos empregados do CoE em Sao Paulo e Curitiba, no Brasil, e no Peru. A outra, por sua vez, atua na gestão dos empregados alocados no escritório da holding em Sao Paulo, no Instituto e na Reservas. 102-8

Atratividade, engajamento e comunicação

Em 2018, foram reformulados os programas de entrada de jovens talentos na Votorantim. Foi fortalecido o Programa de Estágio da holding, formalmente estruturado, com 812 inscritos para as 11 vagas disponíveis. Ele engloba ações de desenvolvimento exclusivas para os participantes e avaliações de desempenho, que se conectam à integração do estagiário nas suas funções do dia a dia. Dos 11 estagiários, três foram contratados pela Votorantim ou por alguma de suas investidas após o término do programa.

Com o mesmo objetivo de atrair jovens talentos, o Programa de Estágio do CoE tem periodicidade semestral. Em 2018, a iniciativa contou com 56 estagiários selecionados entre os 3.234 inscritos. O programa é focado em aprimorar as soft skills, com treinamentos para desenvolver temas como criatividade, empatia e resolução de problemas.

O CoE também desenvolveu o Programa Jovens Talentos, dedicado à captação de jovens recém-formados em cursos que podem contribuir de forma significativa em sua estratégia de transformação digital. Em 2018, foram sete jovens contratados nas áreas de Consultoria de Negócios, Analytics e Inovação. Todos participam de um programa composto por mentoring e desenvolvimento de soft skills, visitas às empresas investidas da Votorantim, bem como contato com a rede de talentos destas empresas.

Outro programa desenvolvido pelo CoE desde 2010, o Melhor Idade, Melhor Emprego (MIME), promove a execução de projetos operacionais por pessoas acima de 45 anos ou que estão aposentadas. O objetivo é que elas obtenham renda complementar por meio do direcionamento de esforços a atividades mais analíticas, que exigem conhecimento específico. Sem ciclo definido para contratação, a iniciativa encerrou 2018 com 13 integrantes.

Na holding, dois outros programas que contribuem para a atração de talentos são o de Embaixadores e o Alumni. Do primeiro participaram em 2018 cerca de 60 funcionários voluntários, que atuaram como porta-vozes da companhia em 19 ações, representando a Votorantim em eventos e feiras, aulas e palestras em universidades.

Os Embaixadores também são responsáveis por recepcionarem grupos de estudantes em visitas à companhia, como no evento Votorantim Finance Tour, promovido para membros das Ligas Universitárias de Mercado Financeiro. Para isso, os Embaixadores recebem capacitações e estímulos, de maneira a expor os diferenciais da companhia e ouvir as demandas dos públicos externos.

Já o Alumni busca manter ex-funcionários próximos à Votorantim, por meio de convites para iniciativas internas e comunicados sobre oportunidades de emprego na companhia.

O nível de engajamento é medido anualmente pela Votorantim. Em 2018, a pesquisa contou com a participação de 96% do quadro funcional da holding, da Hejoassu, do Instituto Votorantim e da Reservas Votorantim. Foram mensurados o Índice de Engajamento, que alcançou 4,15 (em uma escala que vai até 5,00), e o Índice de Liderança, que atingiu 75% (em uma escala que vai até 100%). O CoE também aplica uma pesquisa de engajamento, na qual alcançou resultado de 4,02 (em uma escala que vai até 5,00).

Para manter os profissionais sempre informados dos principais eventos, são divulgadas newsletters e informes eletrônicos, além de eventos presenciais com foco em debater e sanar dúvidas sobre temas estratégicos da companhia, como o Encontro Votorantim, realizado pela holding, e o Diálogo, realizado trimestralmente no CoE. Na relação entre a Votorantim e as empresas investidas, a interação se dá por meio do Encontro de Lideranças, que ocorre anualmente. 102-8

Desenvolvimento

No âmbito do Sistema de Desenvolvimento Votorantim (SDV), que concentra ações para estimular e acelerar a trajetória profissional, foi conduzido pela holding um minucioso trabalho de avaliação individual dos profissionais, identificando traços do perfil e comportamento, pontos fortes, tipos de potencial e habilidades, entre outras características. Com essas informações, cada indivíduo, com o apoio do gestor e da área de DHO, define oportunidades de desenvolvimento profissional para o momento e para o futuro, trabalhando de forma única com um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

O DHO tem como objetivo tornar os processos de avaliação mais fluidos e adequados aos atuais contextos do mercado de trabalho, o que significa entender os desafios individuais e como os profissionais podem agregar valor ao trabalho desenvolvido em suas áreas de atuação. Isso inclui ações de autoconhecimento e fomento ao diálogo constante.
No CoE, dois programas estruturados para o desenvolvimento se destacam. Um deles é o Líder Mais, cujo objetivo é promover ações para manter gestores alinhados aos negócios e às estratégias da Votorantim, capazes de liderar inovações, engajar suas equipes e superar os desafios em um cenário de V.U.C.A. (sigla em inglês para Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity, ou seja, Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). O programa tem duração de um ano e meio.

Participaram da última versão 77 pessoas, incluindo todos os líderes e uma turma de profissionais que não ocupam cargos de gestão, mas têm demonstrado potencial para tal. Os temas abordados foram de autoconhecimento a ferramentas de apoio à gestão do tempo e da rotina.

O segundo destaque é o Mês De senvolva, que promove, em duas edições anuais, o incentivo ao autodesenvolvimento e protagonismo na gestão da carreira. Em 2018, foram mais de 400 empregados que participaram de ações relacionadas aos seguintes temas: customer experience, tecnologias emergentes, estatística, futuro do trabalho e oficina de feedback.

Academia Votorantim

O pilar Desenvolvimento envolve também a Academia Votorantim, estruturada sob as frentes Inspiração & Provocação, Jornada Pessoal e DNA Votorantim, cujos programas, extensivos às empresas investidas, tendem a ser ampliados em vivências. Essa abordagem permitiu que os eventos promovidos pela Academia tivessem 20% de aumento nas participações em 2018.

No ano, a Academia Votorantim promoveu o Vototalks Festival, que incluiu 20 palestras online, com cerca de 10 mil visualizações. Os palestrantes compartilharam conhecimentos, técnicas e caminhos percorridos em processos de transformação. Abordaram também assuntos como inovação colaborativa, futuro da educação, criação de startups em empresas centenárias, indústria 4.0 e economia circular. Foram disponibilizados ainda podcasts com painéis sobre diversos temas. Ao fim do período, 15 horas de treinamento haviam sido ministradas por meio da plataforma do festival.

A plataforma colaborativa Vototalks integra a estratégia da Votorantim de promover a criação de múltiplas ferramentas de inspiração, formação e diálogo, para os públicos interno e externo, com o objetivo de provocar reflexões e ações em torno da projeção do futuro.

A Academia Votorantim é também um hub para as investidas no apoio para o 18.18, programa de transformação que busca ampliar a conexão das pessoas com tendências que impactarão os negócios, desafiando-as a adotarem a inovação. O Programa é orientado por cinco grandes movimentos – cultura de alta performance, novos padrões e tecnologias emergentes, business [re] design, transformação consciente e global mindset. Alinhadas à iniciativa, todas as investidas e a própria Votorantim têm sido desafiadas a buscar inovação.

No site do programa, aberto ao público em geral, há artigos, podcasts e vídeos que ajudam a ampliar a conexão com tendências e movimentos de impacto no futuro das organizações; engajar as lideranças na implementação de modelos compatíveis com as novas demandas do mercado; promover sistematicamente o alinhamento entre propósito e visão de futuro; e estimular ambientes, comportamentos e processos que fortaleçam a inteligência coletiva, levando em conta a realidade dos diferentes negócios nos quais a Votorantim está presente.

A Academia Votorantim conduz ainda o Potenciar, criado em 2012 com o objetivo de reconhecer e investir em talentos internos, promovendo a aceleração do seu aprendizado por meio de formações técnicas e comportamentais. A grade de formação foi atualizada, colocando o empregado como protagonista do próprio desenvolvimento. Contando com sete participantes da holding e do Instituto Votorantim, bem como 11 do CoE, a iniciativa teve duração de 12 meses e foi dividida em três blocos: “Eu”, focado no processo de autoconhecimento; “Nós”, em que os integrantes se aprofundam no modelo de negócios, na estratégia das empresas e em tendências mundiais; e “Todos”, que aborda os impactos e o valor agregado pelo portfólio da Votorantim à sociedade.

Remuneração e Benefícios

Em 2018, a holding reformulou seu Comitê de Performance para uma avaliação 100% qualitativa do gestor. O processo contou com a presença de todos os gestores, inclusive os responsáveis pela orientação e treinamento dos estagiários. A partir da contextualização e educação sobre conceitos básicos de remuneração, todos receberam, ao final, uma avaliação de cada membro da sua equipe, de forma a facilitar e guiar o processo de feedback formal.

Em relação a benefícios, além dos estabelecidos pela legislação, como vales-refeição/alimentação e transporte, a Votorantim oferece diferenciais como os destacados na página ao lado.

Adicionalmente, no CoE, há reembolso de material escolar, reembolso-farmácia e auxílio creche para homens e mulheres.

A Votorantim promove também ações exclusivas para seus empregados. Anualmente é realizada a Semana+Vida, focada na realização de exames e promoção de saúde por meio de uma série de iniciativas.

Com diferentes programações, a versão de 2018 incluiu treinamento de primeiros socorros, horários estendidos de massagens, programa e incentivo à prática de atividade física (+Movimento), palestras e divulgação de guia sobre alimentação saudável, atividades de saúde emocional e atendimento médico.

Diferenciais oferecidos:

  • Plano de saúde
  • Plano odontológico
  • Seguro de vida
  • Previdência Privada via Fundação Senador Jose Ermírio de Moraes (Funsejem)
  • Cartão de Natal
  • Vale-brinquedo no Natal para empregados com filhos
  • Atendimento/acompanhamento medico
  • Check-up executivo
  • Programa de gestante
  • Vacina antigripe
  • Frutas
  • Massagem
  • Subsídio para academias
  • Programa de Apoio ao Empregado (PAE), em parceria com a Alelo, para apoio psicológico, financeiro e familiar
  • Parceria com as unidades do Servico Social do Comercio (Sesc)