Publicado em 06/10/2016

Barcos autônomos e estruturas temporárias flutuantes

"Imaginem uma frota de barcos autônomos para o transporte de bens e pessoas, mas também pensem em infraestrutura flutuante dinâmica e temporária on-demand - como pontes e palcos -, que podem ser montados ou desmontados em questão de horas." Foi com essas palavras que Carlo Ratti, professor do MIT, anunciou uma parceria entre a instituição e o Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions que resultou no primeiro grande programa de pesquisa do mundo sobre navios flutuantes autônomos em áreas metropolitanas.

Os Roboats não são apenas veículos aquáticos. Eles podem ser pontões polivalententes propulsionados por motor que podem ser montados dentro de horas para, por exemplo, estender a linha costeira durante um período em que se esperam multidões num aterro. Devem, portanto, ser encarados também como uma forma de "arquitetura temporária" que permite espontaneidade e improvisações infinitas.

A primeira leva dos Roboats deve chegar aos canais da capital holandesa em 2017. Saiba mais: http://www.springwise.com/autonomous-canal-boats/?utm_campaign=529088_Springwise%20Daily%20-%202016-09-28&utm_medium=email&utm_source=Newsletter&dm_i=3GJ2,BC8W,2V1J8J,13ONY,1