Publicado em 22/12/2015

Rose Marcario e a empreitada da Patagonia

Uma executiva ocupadíssima, daquelas com três celulares e uma agenda lotada, está presa no trânsito de Nova York, com pressa de chegar a um lugar muito importante, destes que executivos ocupados frequentam. Mas, um pedestre portador de deficiência demora a atravessar a rua, aumentando o congestionamento. A executiva o observa com impaciência e se sente frustrada com a demora do rapaz. Ela então se lembra da mãe, que também era portadora de deficiência e tem uma catarse: Em qual momento ela tinha virado o tipo de pessoa que se estressa desta forma? Que tipo de sucesso sem sentido era aquele que ela tinha alcançado?

A executiva então decide ir caminhando até o destino final, e, ao longo do trajeto, reflete sobre sua carreira. Apesar de ser budista há vinte anos, suas ações ainda não correspondiam à sua evolução espiritual. Ela decide então pedir demissão e embarcar emuma viagem para a Índia, onde reflete profundamente sobre o seu futuro.

Esta história se parece muito com o roteiro de um filme de Hollywood, mas é a história de como Rose Marcario chegou ao posto de CEO da Patagonia, uma marca de roupas que tem uma filosofia aparentemente controversa: estimular seus clientes a comprar menos.

Na Patagonia, uma das B Corps mais expressivas do mundo, Marcario encontrou uma companhia com um propósito.

Não é toda empresa que, quando apresenta lucros acima da média, investe em energia solar. Esta, aliás, foi uma ideia de Rose – investir 13 milhões de dólares em painéis solares no Havaí. 

É claro que não foram apenas as boas intenções de Rose que fizeram com que a corporação se interessasse por ela. Ela acumulava mais de 25 anos de carreira no mundo das finanças, tendo trabalhado em uma variedade de empresas, inclusive ocupando o posto de CFO da General Magic, uma spin-off da Apple que fechou as portas em 2012.

A aposta da Patagonia foi certeira. Desde que Macario chegou à companhia, os lucros triplicaram. Com o dinheiro extra, a empresa investe em mais projetos de impacto social e se empenha no fortalecimento do ciclo virtuoso dos negócios.

Em 2014, Rose foi nomeada CEO e se tornou a primeira mulher a liderar a companhia.

Hoje, ela supervisiona projetos como o Patagonia Provisions, a nova linha de comida eticamente e sustentável, produzida pela empresa.