Publicado em 09/05/2017

Tech Fair apresenta projetos do futuro

Como um dos preparativos da celebração dos seus 100 anos, a Votorantim promoveu nos dias 25 e 26 de abril em São Paulo a Tech Fair, um evento gratuito que mostrou diferentes tecnologias emergentes e as mudanças provocadas por elas nos negócios, além de debater os novos padrões de consumo e interação na sociedade. Nos dois dias, a feira contou com 20 empresas expositores, apresentando 33 projetos ou tecnologias, e 42 palestras. Mais de 2 mil pessoas passaram pelo evento nos dois dias.

A Tech Fair está inserida no programa “18.18”, um programa de transformação da Votorantim iniciado no ano passado com o objetivo de preparar a companhia para os desafios dos próximos 100 anos. A denominação “18.18” representa justamente a passagem dos primeiros 100 anos que serão completados em 2018 (o primeiro “18”), para os próximos 100 anos, simbolizados pelo segundo “18” (que serão completados em 2118).

O tema “Novos Padrões e Tecnologias Emergentes” é o segundo dos cinco movimentos que compõem o programa 18.18, e será trabalhado ao longo de 2017. Em cada ciclo do programa, o CEO de uma empresa do portfólio da Votorantim é convidado para ser o sponsor do tema. Walter Dissinger, CEO da Votorantim Cimentos, foi quem abriu a Tech Fair, na qualidade de sponsor: “Estamos aqui para falar dos próximos 100 anos, do futuro, para nos inspirar. Vamos ver hoje tecnologias, tendências e projetos que vão acontecer daqui a muitos anos ou até antes. Nós, da Votorantim, sabemos sempre nos reorientar, olhamos para o futuro, sem perder o foco no presente”.

Diversas startups, empresas que são referência em inovação (como GE, Microsoft e IBM) e empresas da Votorantim apresentaram protótipos e projetos, além de demonstrar a aplicabilidade das tecnologias que já estão sendo desenvolvidas e como elas podem impactar os negócios. Impressoras 3D, realidade aumentada, inteligência artificial, células fotovoltaicas feitas com material orgânico usando nanotecnologia, produtos de alta resistência e ultraleves como o grafeno, biochips que podem ser implantados sob a pele e que guardam os dados da pessoa, foram alguns dos destaques apresentados na feira.

Além dessas tecnologias que já são conhecidas ou que estão sendo desenvolvidas, as palestras da Tech Fair apresentaram as possibilidades futuras que ainda são desconhecidas mas que irão mudar a forma de produção das empresas e a maneira como as pessoas interagem e se relacionam socialmente.

Pensando em como uma empresa centenária pode se adaptar a inovações tão disruptivas, a Votorantim criou o programa 18.18 para incentivar esse debate entre sua liderança. A feira foi uma consequência natural desse processo, pois permitiu que os empregados, clientes, fornecedores e parceiros tivessem uma experiência sensorial com essas possibilidades do futuro.

“A Tech Fair é parte de um movimento de transformação profunda da Votorantim, que busca impulsionar novas oportunidades de olhar para seus negócios e vislumbrar como a companhia pode se manter perene nos próximos 100 anos”, resume João Miranda, CEO da Votorantim S.A.

 

*Originalmente publicado em http://www.votorantim100.com/noticia/tech-fair-apresenta-projetos-do-futuro