Publicado em 16/10/2017

Google X e a Ciência da Criatividade Radical

Google X é talvez a única empresa no planeta onde a investigação regular sobre o absurdo não é apenas permitida, mas incentivada, e até mesmo necessária. O X observou silenciosamente os elevadores espaciais e a fusão a frio. Tentou, e abandonou, projetos para desenvolver hoverboards com levitação magnética e fazer combustível acessível a partir da água do mar. Ele tentou - e conseguiu, em várias medidas - construir carros autônomos, fazer drones que entregam pacotes aerodinâmicos e projetar lentes de contato que medem os níveis de glicose nas lágrimas de uma pessoa diabética.

Todas essas coisas podem parecer muito aleatórias para conter um princípio unificador. Mas ele existe. Cada "ideia X" adere a uma fórmula simples de três partes. Primeiro, deve resolver um grande problema; em segundo lugar, deve propor uma solução radical; por último, deve empregar uma tecnologia relativamente viável. Em outras palavras, qualquer ideia pode ser um moonshot, a menos que seja frívola, pequena ou impossível.

Saiba mais sobre o Google X nesta reportagem de Derek Thompson para a The Atlantic.