Publicado em 18/12/2017

Estônia, a república digital

O governo da Estônia é virtual, sem fronteiras, blockchained e seguro. Essa pequena nação pós-soviética encontrou o caminho para o futuro?

Taavi Kotka, que passou quatro anos como diretor de informação da Estônia, é um dos principais atores públicos de um projeto conhecido como e-Estonia: um esforço governamental coordenado para transformar o país em uma sociedade digital.

O e-Estonia é o projeto mais ambicioso de indústria tecnológica estatal nos dias de hoje, pois inclui todos os membros do governo e altera a vida cotidiana dos cidadãos. Os serviços normais com os quais o governo está envolvido - legislação, votação, educação, justiça, cuidados de saúde, bancos, impostos, policiamento, etc. - foram vinculados digitalmente em uma plataforma que conecta todo o país. Foi durante o mandato de Kotka que o projeto se consolidou. Hoje, os cidadãos podem votar de seus laptops e pagar bilhetes de estacionamento de casa. Eles fazem isso através da política "once only", que determina que nenhuma informação única deve ser inserida duas vezes. Em vez de ter de "preparar" um pedido de empréstimo, os candidatos têm seus dados - renda, dívida, poupança - extraídos de outros lugares do sistema. Não há nada a preencher nas salas de espera dos médicos porque eles podem acessar os históricos dos pacientes. O sistema da Estônia é confinado a um chip-I.D. card que reduz processos onerosos e integrativos - como declarar impostos - a trabalhos rápidos. "Se um casal apaixonado quiser se casar, eles ainda precisam visitar uma sede do governo e expressar sua vontade", diz Andrus Kaarelson, diretor do Estonian Information Systems Authority. Mas, além das transferências de propriedades físicas, como comprar uma casa, todos os processos burocráticos podem ser feitos online.

Leia mais: https://www.newyorker.com/magazine/2017/12/18/estonia-the-digital-republic

Site oficial do e-Estonia: https://e-estonia.com/