Publicado em 09/04/2018

O prédio híbrido de 70 andares no Japão

A fim de amenizar a intensa e cinzenta urbanização e retomar ecossistemas vegetais em grandes cidades, a empresa japonesa Sumitomo Forestry anunciou a construção de um enorme edifício híbrido, construído com aço e madeira, trazendo árvores e folhagens em todos os andares, em Tóquio, capital do país. O edifício será feito com 90% de madeira e somente 10% de aço nas suas estruturas, a fim de atrair pássaros e insetos.

Os prédios verdes já são uma realidade em diversos países, mas as construções híbridas são uma novidade. O edifício terá 455 mil metros quadrados e 350 metros de altura em 70 andares. A ideia é abrigar, entre pássaros, insetos e muito verde, escritórios, lojas, hotéis e apartamentos residenciais. O edifício será todo rodeado por varandas e partes abertas, cheias de plantas e árvores. Apesar da madeira como material primordial da construção, a empresa garante que o prédio será totalmente preparado contra incêndios e terremotos.

Desde 2010 que uma lei no Japão obriga que todos os prédios governamentais com até três andares sejam feitos em madeira. O novo prédio da Sumitomo Forestry irá utilizar 185 mil metros cúbicos de madeira em sua construção, e ficará pronto 2041. O custo será o dobro de uma construção tradicional em tecnologia atual – as vantagens de trazer um pouco de verde e vida de volta à cidade, porém, fazem valer esse dobro em muito.

 

*Conteúdo publicado originalmente em http://www.hypeness.com.br/2018/02/predio-de-de-70-andares-sera-feito-com-madeira-para-atrair-passaros-e-insetos-no-japao/