Publicado em 17/03/2019

Como as empresas inovadoras ajudam os mercados de fronteira a crescer

Neste episódio do IdeaCast da Harvard Business Review, Efosa Ojomo, global prosperity lead no Clayton Christensen Institute, argumenta que nem a ajuda internacional, nem investimentos em extração de recursos naturais, mão de obra terceirizada ou melhorias incrementais em ofertas existentes para bases estabelecidas de clientes são as melhores maneiras de desenvolver países pobres. Ojomo explica no livro The Prosperity Paradox: How Innovation Can Lift Nations Out of Poverty, escrito em coautoria com Clayton Christensen e Karen Dillon, por que tantos investimentos em desenvolvimento econômico falham em gerar prosperidade sustentável. Sua premissa: "os mercados subdesenvolvidos - os mercados de fronteira - simplesmente não são lugares fáceis para se fazer negócios. Onde um mercado está hoje, não significa necessariamente que é onde ele sempre estará. Eles podem evoluir. Então acho que esse é o primeiro entendimento. O segundo é que se você entrar em um mercado de fronteira com a estratégia certa, entender o papel dos negócios, da inovação e do capitalismo, mesmo que as circunstâncias sejam ruins, você poderá obter um retorno significativo sobre o investimento. Você também pode se engajar no que chamamos de construção da nação. Você pode ajudar o país a começar a construir muitas de suas infraestruturas e instituições e coisas que podem levá-lo à prosperidade". Ouça: https://hbr.org/ideacast/2019/02/how-innovative-companies-help-frontier-markets-grow