Estrutura
Societária, de Negócios
e Administrativa

Estrutura
Administrativa

Conselhos de Administração
O jeito de empresariar marcado por integridade, colaboração e coragem da Votorantim é fruto do seu sólido modelo de governança corporativa que permeia a relação entre membros da família acionista, do Conselho de Administração da Votorantim S.A. e de suas empresas investidas. Nos últimos anos foi aprimorado o modelo de governança que privilegia a maior autonomia das empresas, de forma a permitir um maior aprofundamento das discussões e agilidade na tomada de decisões. No modelo de atuação, a Votorantim mantém executivos como membros dos Conselhos de Administração e Comitês das empresas investidas, onde atuam com foco na definição de estratégias e diretrizes e na identificação de oportunidades de novos investimentos. Esse sistema, permeado por disciplina financeira, adequada gestão do endividamento e eficiência operacional, contribui para uma performance consistente que mantém a visão de longo prazo sem tirar o foco dos desafios que surgirão ao longo dos anos.

Conselho deAdministraçãoVotorantim S.A.
Eduardo Vassimon
PresidenteJosé Roberto Ermírio de Moraes
Vice-PresidenteClaudio Ermírio de Moraes
Membro EfetivoLuís Ermírio De Moraes
Membro EfetivoOscar De Paula Bernardes Neto
Membro IndependenteMarcelo Pereira Lopes de Medeiros
Membro IndependenteMarcos Marinho Lutz
Membro IndependenteDiretoresEstatutários daVotorantim S.A.
João Schmidt
Diretor-PresidenteSergio Malacrida
Diretor Financeiro e de Relações com InvestidoresLuiz Aparecido Caruso Neto
Diretor do Centro de Excelência e de ComplianceGlaisy Peres Domingues
Diretora JurídicaMateus Gomes Ferreira
Diretor de InvestimentosGestão de Riscos
Como holding investidora, estabelecemos constantemente novas aspirações. Combinando nossa prontidão para investimentos e o entendimento profundo do impacto dos riscos residuais de cada operação, a fim de identificar, quantificar e projetar a forma certa de alocar capital, seja em nosso portfólio ou em novos negócios.
Com a troca de experiências entre os Conselhos de Administração da Votorantim S.A., das empresas investidas e os Comitês de Auditoria, podemos conhecer a situação atual dos mercados onde atuamos, considerando as expectativas projetadas para cada ativo.
Na análise de risco, consideramos dois aspectos:
-
Qualitativo
Definindo as diversas categorias de risco e avaliando a disposição em relação ao retorno ou impacto estimado.
-
Quantitativo
Considerando o risco máximo que estamos dispostos a apropriar no âmbito de sua capacidade global, definido por níveis de tolerância e se apoiando em diretrizes de governança.
