Publicado em 07/04/2016

Da competição à cooperação

Para a pesquisadora Primavera de Filippi, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) francês, a competição não é uma característica inerente à condição humana, e sim uma criação das sociedades modernas. A humanidade deve observar os inúmeros exemplos na natureza e procurar o caminho da cooperação para atingir os grandes resultados sem a imposição de hierarquias, coordenação centralizada e regras. 

Uma nova tecnologia emergente pode nos ajudar a chegar a um novo modelo de tecnologia humana, a Blockchain, uma rede descentralizada de computadores que coordena ações individuais de uma maneira completamente distribuída, permitindo que atinjamos a cooperação sistemática em larga escala. 

Até o momento, esta tecnologia tem sido utilizada principalmente em modelos de transações financeiras como o Bitcoin. Mas a capacidade da Blockchain para transacionar e cooperar em uma base peer-to-peer, sem depender de qualquer autoridade ou intermediários centralizado, tem muitas outras aplicações. A Blockchain oferece um novo modelo de governança com implicações muito além dos mercados financeiros.

Conheça: https://www.youtube.com/watch?v=aYOPcHRO3tc