Publicado em 04/11/2016

Conheça a Infopreta

Buh D’Angelo queria mudar tudo, mas cansou de esperar. Mandou mais de 2.500 currículos em quatro anos e foi ignorada pelo mercado. Então nasceu sua pequena revolução empreendedora: unir indivíduos rejeitados pela sociedade e capacitação em tecnologia.

“Meu maior foco agora é conseguir mostrar para as mulheres, principalmente as mulheres negras, que o nosso lugar é onde a gente quiser, fazendo o que a gente quiser”, afirma Buh, que oferece serviços de informática e inclusão digital para moradoras da periferia de São Paulo, através de seu projeto InfoPreta. Com apenas 22 anos, ela domina a linguagem de computação e consegue cobrar pouco buscando peças de reposição com o menor preço possível, muitas vezes descontando o valor da mão-de-obra. “Eu trabalho com conserto desde os 15, 16 anos e quase nunca tinha mulheres na área, era só eu. E assim que surgiu a ideia da empresa, pois eu nunca tinha oportunidade no mercado. Porque além de ser mulher, sou negra – e ninguém me contratava”.

Do site oficial

"InfoPreta nasceu em 2013 com o intuito de proporcionar para todas as mulheres (cis e trans), moradoras periféricas em situação de vulnerabilidade o acesso facilitado a computadores e a manutenção de seus computadores com preços acessíveis e muitas vezes gratuitos, e nas comunidades que residem construímos centros de informática e bibliotecas para auxiliar nos estudos.

Nosso objetivo é impulsionar mulheres para Exatas e conservar o Meio Ambiente, com o descarte correto dos eletrônicos e outros materiais.

Acreditamos na potencialização da formação de mulheres em situação periférica através do acesso à computadores e notebooks, consequentemente democratizando o acesso à internet."

A InfoPreta é uma iniciativa apoiada pelo Programa Pense Grande, da Fundação Telefônica.