Publicado em 13/07/2018

Economia criativa ganha espaço no ensino superior brasileiro

"Há um debate na academia sobre a definição do que é, afinal, a economia criativa. Geralmente, o termo é associado ao setor que existe em torno das 'indústrias criativas' como Design, Comunicação, Artes e Arquitetura, entre outros. Na maior parte dos estudos que pretendem medir o tamanho desse setor (quanto dinheiro movimenta, quantos profissionais emprega, a que velocidade cresce), essa é a descrição levada em conta.

Para alguns estudiosos, porém, a economia criativa é um conceito ainda mais amplo do que isso. Em vez de ser restrita a atividades ligadas à Cultura e à Comunicação, eles acreditam que esse é um novo modo de se produzir bens e serviços, um paradigma que pode determinar a maneira como qualquer atividade, em qualquer profissão, é feita. Esses especialistas consideram que a criatividade está se tornando o fator mais importante para a atividade econômica – mais até do que o próprio dinheiro, embora isso não seja consenso."

Leia a reportagem especial do Estadão na íntegra: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,economia-criativa-motiva-debates-e-ganha-espaco-no-ensino-superior,70002396280