Publicado em 13/04/2016

A força de trabalho digital do amanhã

A australiana CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation) elaborou um relatório que aborda o impacto do rápido desenvolvimento tecnológico, dos novos modelos de negócios e de emprego, o aumento da globalização e as mudanças sociais sobre as relações de emprego e no local de trabalho. O estudo identificou seis megatendências para o emprego e mercados de trabalho na Austrália durante os próximos vinte anos:

  1. A explosão de conectividade dos dispositivos, os volumes de dados e velocidade de computação, combinados com avanços rápidos em sistemas automatizados e inteligência artificial significa que os dispositivos robóticos podem executar muitas tarefas mais rapidamente e com mais segurança e eficiência que os humanos;
  2. A tecnologia digital e o novo mundo da 'economia das plataformas' está mudando os mercados de trabalho e estruturas organizacionais. Empregos do futuro tendem a ser mais flexíveis, ágeis, em rede e conectados;
  3. Os indivíduos terão de criar o seu próprio emprego. Isso vai exigir competências e aptidões empresariais;
  4. Assim como muitas outras economias avançadas e emergentes, a população da Austrália está envelhecendo e com expectativas de vida crescentes. A idade de aposentadoria deve ser aumentada, e o perfil dos funcionários de uma organização deve conter, em breve, faixas etárias e origens culturais mais diversas;
  5. O aumento da utilização de sistemas automatizados está incrementando a complexidade das tarefas e exigindo níveis mais altos para os cargos de nível de entrada. O crescimento da renda na Ásia, bem como a crescente competição por força de trabalho da Austrália, são associados ao aumento dos níveis de educação e habilidades. Muitos postos de trabalho pouco qualificados estão migrando ou se automatizando. A consequência é a probabilidade de maior exigência de habilidades e educação para a entrada em muitas profissões e ocupações.
  6. O crescimento de vagas nas indústrias de serviços, em particular nas áreas da educação e da saúde, tem impulsionado a criação de emprego nos últimos tempos. É provável que isso continue no futuro à medida em que caminhamos para uma economia do conhecimento. Cargos do setor de serviços que exigem habilidades de interação social e inteligência emocional se tornarão cada vez mais importantes.

Leia o relatório na íntegra: https://www.acs.org.au/__data/assets/pdf_file/0018/95103/16-0026_DATA61_REPORT_TomorrowsDigiallyEnabledWorkforce_WEB_160128.pdf