pt en

Solidez e Transparência

Aqui na Votorantim nós temos um modelo sólido de governança, atento às necessidades de evolução do negócio e regulador das relações entre acionistas, Conselho de Administração da Votorantim S.A. e das investidas.

O controle acionário é exercido pela família Ermírio de Moraes e nossa governança estabelece diretrizes claras para garantir confiança a todos os stakeholders, pensando sempre na solidez e longo-prazo dos nossos negócios e relações. Na holding, o Conselho de Administração é formado por três membros da família acionista, três conselheiros independentes e pelo chairman.

Nessa estrutura, como holding, a Votorantim S.A. estabelece as principais políticas e macrodiretrizes, apoia o Conselho de Administração da Votorantim S.A. no processo decisório e influencia as Empresas por meio dos órgãos formais de governança (Conselhos e Comitês). Desse modo, nossos direcionadores estratégicos são geridos pelos mais altos níveis decisórios da Empresa.

Entendemos que uma governança sólida e um sistema de Compliance estruturado são fundamentais para viabilizar uma relação saudável entre empresa e sociedade, e garantir transparência, atuação ética e integridade.

Nosso programa de Compliance está estruturado em sete pilares e engloba nosso Código de Conduta, nossas Políticas, o Programa Anticorrupção e a Linha Ética, canal para denúncias que preserva o sigilo da denúncia.

 

 Conselho de Administração Estatutário
 Eduardo Vassimon  Presidente
 José Roberto Ermírio De Moraes  Vice-presidente
 Cláudio Ermírio De Moraes  Membro efetivo
 Luís Ermírio De Moraes  Membro efetivo
 Oscar De Paula Bernardes Neto  Membro efetivo Independente
 Marcelo Pereira Lopes de Medeiros  Membro efetivo Independente
 Marcos Marinho Lutz  Membro efetivo Independente

 

 Diretores Estatutários
João Schmidt Diretor Presidente
Sergio Malacrida Diretor de Finanças
Luiz Aparecido Caruso Neto Diretor do Centro de Excelência
Glaisy Peres Domingues Diretora Jurídica

Programa
Compliance

Anti
Corrupção

Linha
Ética

Auditoria
Interna

Código de
Conduta

Programa Compliance

Nossa conduta empresarial está ancorada em valores que foram se definindo ao longo de 100 anos de história, e que espelham o compromisso de gerir os negócios com integridade e transparência, buscando sempre altos padrões éticos. Essa conduta visa garantir a sustentabilidade dos negócios, e os nossos Valores – Solidez, Ética, Respeito, Empreendedorismo e União – permeiam todas as nossas ações, decisões de investimento e relacionamentos com stakeholders.

Com base nos Valores, nas Crenças e no Código de Conduta, que definem os elementos essenciais que devem estar presentes nas relações das empresas e seus empregados com diferentes públicos, desde 2013 estruturamos e mantemos o Programa de Compliance.

Pilares do Programa

O Programa de Compliance tem como base sete pilares que norteiam nossos esforços na busca pela conformidade.
Mantemos o Programa de Compliance com campanhas de comunicação e treinamentos para todos os empregados e diretores monitorando a eficácia do programa e tomando as medidas necessárias, em caso de infrações ou descuidos. Os pilares representam temas importantes para a organização e recebem a atenção especial dos nossos líderes, que devem orientar suas equipes para garantir: 

 O cumprimento de Leis e Regulamentos e dos compromissos assumidos nos Contratos e Acordos assinados;    A obtenção das Licenças, Autorizações e Certificações necessárias para nossas operações;    A qualidade e a veracidade de todos os Relatórios Externos que emitimos.    e o compromisso de toda a Votorantim a Defesa da Concorrência/Antitruste, a Prevenção à Fraudes e à Corrupção.


Dentro deste Programa mais abrangente, o compromisso com o combate à corrupção, consolidando um programa a parte. Isso repsenta o nosso comprometimento com a constante busca pelas melhores práticas e incentivo com o combate à corrupção e aos danos causados por ela nas esferas política, econômica e social. Nosso objetivo é disseminar entre todos os funcionários, acionistas, clientes, fornecedores, poder público, mídia, comunidade e sociedade em geral a amplitude e a relevância do tema, garantindo que a sua eficácia resulte em proteção e preservação de valor para toda sociedade.

E, para efetivar ainda mais o nosso Programa de Compliance , incentivamos o relato de qualquer suspeita de atos ilícitos e, desde 2006, mantemos a Linha Ética como canal à disposição de todos os empregados e publico externo. A Linha Ética assegura uma forma de realizar denúncias de maneira confidencial e anônima. Nossas políticas repudiam qualquer forma de retaliação feita contra qualquer pessoa que exponha uma preocupação genuína. Seguimos em evolução constante, sedimentando boas práticas e nos adaptando às novas realidades

Tel: +55 (11) 3185 9931
juliana.souza@fleishman.com.br

Tel: +55 (11) 3185 9951
gabriel.santos@fleishman.com.br
© Votorantim - 2020