Votorantim
pt
pt

A Votorantim adota padrões ESG (Environmental, Social and Governance) antes mesmo da criação dessa expressão. O primeiro Relatório Anual da Votorantim data de 1923 e, desde então, a companhia tem mantido o compromisso com a transparência, evoluindo o nível de informações divulgadas e se adequando às melhores práticas do mercado. Atualmente, o Relatório Anual utiliza as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

De acordo com os princípios de governança corporativa, cada uma das empresas do portfólio possui autonomia nas questões ESG, alinhadas as suas estratégias de negócio. Nesse contexto, a Votorantim assume o papel de manter de forma consistente, uma atuação em três frentes:

Influenciar

as investidas quanto à adoção das melhores práticas ambientais, sociais e de governança, a fim de contribuir para a perenidade do portfólio.

Acompanhar

integrando critérios ESG na tomada de decisão de novos investimentos e na avaliação das empresas do portfólio para contribuir para o monitoramento dos riscos sociais, ambientais, de governança e de reputação com a visão de holding de investimentos.

Reportar

o que significa comunicar de maneira transparente e consistente suas ações e a das empresas do portfólio nesses temas.

Desde 2011, a Votorantim é signatária do Pacto Global, iniciativa que promove os valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas frentes de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Esse compromisso voluntário é estendido às empresas do portfólio.

A Votorantim também é signatária na categoria investidor do CDP, maior banco de dados ambientais no mundo. O propósito dessa adesão foi desenvolver análises de informações ambientais, integrando-as de forma estruturada no processo de análise de investimentos.

A Votorantim ainda divulga as suas principais contribuições aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso, foi desenvolvida uma metodologia de identificação e priorização dessas contribuições, correlacionando-as com a materialidade da Votorantim.

Conheça mais sobre nossas iniciativas ESG no Relatório Anual da Votorantim

Clique aqui

Publicada em 2018, a materialidade da Votorantim definiu os temas mais relevantes a serem reportados, de acordo com os interesses de seus stakeholders. Esses temas foram divididos em duas dimensões, por conta da diversidade das empresas do portfólio:

 

  • Transversais à holding e suas empresas investidas; e
  • Específicos, conforme a natureza de cada negócio.

Conheça as principais iniciativas das empresas do portfólio da Votorantim:

Signatárias
do Pacto Global

banco BV

Nexa

Votorantim Cimentos

Votorantim Energia

CBA

Citrosuco

Respondentes
do CDP
com
questionário
público em 2020

Votorantim Cimentos

CBA

Nexa

Publicação de Relatórios Anuais

Votorantim Cimentos

banco BV

Votorantim Energia

Nexa

Citrosuco

CBA

Acerías Paz del Río